How To Do That? - "Single Promotion"



Saudações a todos!

Hoje teremos uma matéria um tanto diferente no nosso site. E será baseado em algo que sou muito questionado ao longo do tempo... Promos.

Mas não apenas uma promo, mas sim as várias variações dela, os modos como se utilizar e em quais situações. E para isso eu pedi ajuda para dois amigos de longa data e que tem muita experiência com projetos fantasy's de maior envergadura e diversibilidade.

Primeiramente eu introduzo alguém que já é conhecido de vocês, Bruno Frayne, que aqui no site é conhecido pelo personagem Ilja Dragunov, ele vai falar um pouco sobre ele agora.

Bruno:
Olá pessoal, tudo bem? Meu nome é Bruno Frayne, eu sou Paranaense, atualmente moro em Florianópolis, curso Engenharia Química na Unisul, sou um ex-blogueiro aliás, tenho 22 anos e participo de Fakes e Fantasy's de Pro Wrestling já tem 6 anos e meio.

Eu já tive meu próprio Fantasy, que era chamado de NWW em sigla para New World Warfare. Lá era mais um local para amigos, então possuía mais eu, Murilo e nossos amigos próximos. Mas logo cresceu e teve muitos membros. Mas meu maior momento foi quando participei da SpitFire Wrestling, onde a faixa etária do fantasy era entre 17 e 26 anos, então era muita gente com uma boa maturidade e competitividade sadia.

E abaixo está um grande amigo nosso, Hiago Zimmerman, ele era o dono e booker da SpitFire. Ele irá falar um pouco dele.

Hiago: Oi, tudo certo? Meu nome é Hiago Zimmerman, eu sou Catarinense, mas atualmente moro em Córdova na Espanha a trabalho. Eu sou formado em Engenharia de Software, tenho 26 anos e sou um ávido fã de Pro-Wrestling. Eu já tive um blog fantasia chamado SpitFire que durou 3 anos, eu era o dono e o booker de lá. E agora a pedido do Murilo eu vou dar uma mão pro blog dele com um guia que eu e alguns amigos do meu antigo blog fizemos na época que era ativo, trata-se de um guia de como se promar, em alguns casos já que no meu blog, éramos os Tiozões do PW, e nisso criamos um estilo de competição entre nós, mas as coisas as vezes saiam tanto do controle que tivemos que criar "métodos de promotion" para equilibrar os ataques e defesas entre os participantes.

Murilo: É basicamente isso que vamos fazer pessoal, quem mais irá explicar essa parte vão ser os dois acima, pois eles tem mais experiência com isso do que eu. Mesmo eu tendo participado os 3 anos na SpitFire, eu acho o Bruno e o Hiago mais aptos a explicar.

- Hiago -
Eu vou introduzir 5 estilos que eram mais utilizados pela maioria na SpitFire.

Com isso vamos ao primeiro estilo de promo.

I - Promos Diretas

São as promos mais comuns, no bom estilo Ringue, Entrevista, Assessoria. São também as mais fáceis, pois não exigem de construir uma ambientação exigente ou algo do gênero, pois tudo que isso demanda é uma boa argumentação no clássico Trash Talk.

  • Ofender diretamente o oponente;
  • Ambientação quase nula;
  • Argumentação deve ser incisiva e fiel a gimmick do personagem;
  • Ideal para iniciante.

II - Promos Indiretas

São aquele estilo de promo que você trabalha mais a sua Gimmick do que a match em si. Nesse estilo é algo que se torna super imprevisível em qualquer ocasião, pois a maneira de se trabalhar é mais em prol do seu personagem do que falar mal do oponente que você pode ou não conhecer bem. Esse estilo tem mais enfase na ambientação que seu personagem se encontra e pode ser feita em qualquer local que amplifique a sua zona de conforto combinados com a do personagem. A objetividade desse estilo, é contar sobre as origens do personagem, seu passado e etc. Mas para você fazer isso, deve ter em mente que essa promo deve possuir um contexto geral e ÚNICO! Um exemplo é, se você irá tratar de falar sobre um passado triste e de derrota, então podemos deduzir que você deve trabalhar sobre o contexto de Redenção. Por que? É simples, ele não deseja repetir o passado, e a vitória no presente e futuro é a redenção. Em suma, a promo é trabalhada em 70% na história de origem e 30% no Trash Talk contra o oponente. Lembrando que o contexto geral da promo deve ter grande influência no que você irá falar para o oponente. 

Exemplo: Eu já falhei no passado, mas eu não me permito a ter o mesmo sentimento que já passei. Você quer viver apenas da glória, mas ainda não sentiu o amargor da derrota, e é isso que eu irei proporcionar a você. Aquele no qual irá experimentar o exílio da amargura será você, enquanto eu degusto da glória que você esbanja.

  • Foco no desenvolvimento de Gimmick;
  • Trabalhar um contexto geral;
  • Não misturar histórias, trabalhar apenas uma;
  • Forte ambientação e interatividade do personagem com o mesmo;
  • Indicado para quem já tem uma facilidade em escrever histórias.

III - Promos de Resposta

É isso mesmo o que você leu, vou ensinar a responder. É fácil, vocês já a fazem, uns melhores e outros não. É basicamente se basear na promo que o adversário lançou contra você e aproveitando o material que o booker lhe mostrou durante os shows. É algo que você se concentra em "quebrar" os argumentos que seu oponente utilizou. Para ser sincero é o pior estilo possível, pois mostra que você não tem muita auto-confiança e depende do adversário pra vencer, e não de si próprio.

  • Pode ser feito independente da ambientação;
  • Baseado na promo do adversário e booking da feud;
  • Trash Talk deve ser ofensivo ou defensivo dependendo do personagem;
  • Indicado para qualquer nível de promador.

IV - Promos Duplo Sentido

As coisas já começaram a ficar difíceis a partir daqui. Essa é uma promo bem avançada, então não é qualquer um que sabe fazer, ela requer muita atenção e qualidade na escrita. É algo que você trabalha duas coisas ao mesmo tempo, sendo no Trash Talk. É recomendável esse tipo de promo apenas contra adversários de um nível mais alto, ou quando você precisa simplesmente apelar para ganhar algo. Como funciona? Aqui é tudo trabalhado no Trash Talk, as palavras tem que ser escolhidas mesmo, você vai trabalhar com um objetivo, atingir o adversário e ao mesmo tempo "quebrar" o booking. É simples de fazer? Depende de pessoa pra pessoa. Mas a questão de quebrar o booking é você de forma resumida, fazer seu personagem ter uma reviravolta no estilo de promo, mas manter a gimmick, por isso se chama Duplo Sentido. 

Exemplo: Não tenho papas na língua para aturar um homem como você. A realidade é que não desejo enfrentar alguém de seu nível, mancharia a sua imagem? Sim, a derrota é triste. Mas mancharia a minha também. Como? Hiago derrotou novato de forma brutal e afunda a carreira do mesmo. Ó meu amigo, eu não desejo isso, eu desejo ser grandioso, e não ser considerado um monstro pelo resto de minha carreira.

Para quem não entendeu esse exemplo, o contexto dele é simples. Imagine um personagem honrado, que deseja o brilho e o ouro, mas ele tem que lutar contra alguém muito inferior, e ao invés de eu manter o personagem e atacar como sempre o fazia, eu coloquei dois sentidos ali, o primeiro é causar uma reviravolta no estilo de fala, sendo incisiva, humilde e ofensiva. O personagem que mais caberia este exemplo, seriam no estilo de Tyler Bate, John Cena, Kazuchika Okada, Hiroshi Tanahashi e afins...

  • Contexto complicado;
  • Deve saber quais sentido deseja trabalhar;
  • Escolher muito bem a forma de palavras sem quebrar a gimmick;
  • Elevando o personagem e rebaixando o adversário;
  • Considere uma Pipe Bomb reversa;
  • Indicado para quem tem um nível alto de escrita.

V - Promos de Construção

Se imagina na seguinte situação... Você ta fora do card e não sabe se irá participar do show, mas você quer promar. Faça uma promo de construção, é a mais confortável de se fazer, pois você se concentra unicamente no seu personagem. É basicamente uma promo para elevar a sua gimmick, trabalhar um novo lado dela para que o booker veja a evolução do personagem e te coloque em uma situação mais favorável no show e em matchs mais importantes. É uma promo muito importante, pois como eu disse, é apenas do seu personagem, nela você trabalha as origens, objetivos, passado, presente e futuro, além de você poder criar parâmetros para seu personagem seguir nas promos seguintes.

  • Fácil de se fazer, é igual uma promo de inscrição, porém melhor abordada;
  • Objetivo é upar o personagem;
  • Ambientação e Trash Talk livres, pode fazer da forma que desejar;
  • Indicado para qualquer nível de promador.

Hiago: Pessoal, eu só passei estes cinco estilos, pois eram os mais abordados na SpitFire, os próximos estilos que vão ser ensinados pelo Bruno e o Murilo são de um nível mais avançado e que requer muita habilidade. 

Mas aproveitando o momento, eu coloquei indicações de que nível de pessoa podia fazer, mas você deve ter plena noção que o projeto da UDW é para você alcançar estes níveis. Então você agora tem alguns modelos, basta você treinar a sua escrita tentando abordar estes estilos até chegar em um nível que se sinta confortável de usar. É tudo questão de pratica e criatividade.

Foi um prazer UnderWorld! Murilo meu amigo, foi um prazer voltar a ser professor de fantasia Haha. Lhe desejo todo o sucesso nesse seu novo projeto, estarei acompanhando de longe e ansioso pelos shows incríveis que você faz. Um abraço!

- Bruno -

Certo raça, minha vez. Eu vou dar ensinamento de só dois estilos, que são os que eu mais utilizo, e como vocês leram no título é Singles Promotion, iremos abordar os temas de Tag Team e Multi Man em outro momento. Então seguinte seus patifes, eu tenho um estilo mais direto, trabalho pouco a ambientação e me concentro no falatório mesmo porque é mais importante.

VI - Ataque a Gimmick e Persona.

É coisa simples, envolve uma pesquisa no Wikipédia e é isso ai. Quando a pessoa usa o personagem genérico, original, então que você pode usar os fatos no Wiki pra promar, um caso que eu fiz isso foi contra o The Miz no REBIRTH 02. É uma simples promo que você ataca o passado do personagem, se mantém no presente colocando em mente suas fraqueza e projeta para o futuro como vai acabar com ele. Mas lembrem-se, tem que ser agressivo pra CARALHO. Não adianta falar que vai chutar a bunda da pessoa, todos fazem isso e é coisa de criança, você tem que ameaçar tudo o que o personagem do cara representa ou o que ele representou.

Isso foi para o caso de personagens genéricos. Agora personagens de Gimmick única, como os do Murilo com o Davey Richards, Bram, Jay Briscoe. É totalmente outra história. Pra você atacar esse tipo de personagem, tem que ler as promos e o booking dele nos shows. É o único jeito de você ENTENDER o cara pra poder atacar ele depois. Mas para esse tipo de caso, se dá o mesmo do genérico, atacará de forma super agressiva a origem do personagem e objetivará os objetivos do seu personagem junto do seu booking atual.

  • Não precisa segurar a língua, taca o foda-se mesmo;
  • Tem que entender o personagem rival;
  • Qualquer um pode fazer esse estilo.

VII - Defesa de Gimmick e Promos Ofensivas

Já falei que eu sou agressivo pra caralho? Então, para defender seu personagem em casos que ele quase se fode no Booking ou contra um cara que te enterrou, é algo chamado de Reconstrução. Você focará naquilo que fez seu personagem cair e usará ele como o foco da promo, dando uma retocada na gimmick e nisso defenderá essa "retocada", porque a gimmick anterior foi enterrada entendeu? Então você cria levemente essa parte para usar de defesa, e para se fazer isso é fácil, é só ver onde você foi colocado no booking e fazer o inverso na sua promo.

Para casos de um maluco bom pra caralho que te enterrou ou vai enterrar, você tem que trabalhar só na defesa, porque se você sabe que não tem chance, defenda seu personagem, pois se o cara errar a respeito do seu booking ou gimmick, quem ganha é VOCÊ. A defesa é o melhor ataque? Sim e não. Pois, quando você se defender, tem que proteger o personagem da seguinte forma.

Exemplo: Eu não ligo se você é meu oponente ou não. Você é maior, mais rápido, mais forte, seja o caralho que você seja. Eu não vou deixar de ser quem eu sou ou que me tornei. Foi uma longa estrada até chegar aqui. Meu mantra é simplesmente lutar com tudo aquilo que eu posso oferecer, se eu sairei com a derrota ou não, dependerá de onde é o meu limite. Mas não se coloque na posição de superior, você pode ser um melhor lutador, mas como humano é um fracasso, um sacrilégio para seus filhos e uma vergonha para seus pais. Esqueça de quem você é nesse momento e apenas lute comigo, esqueça as coisas que estão em jogo e apenas mostre se você é um homem de verdade.

Viram o que eu fiz? Eu protegi meu personagem de algum ataque. Eu não revelei as origens dele, o que ele defende, quem ele é ou algo nesse sentido, pois se eu fizer, o meu adversário vai ler e vai corrigir a promo dele, e nisso você ta fudido porque foi burro em se defender. Ao mesmo tempo que me defendi, eu ataquei o personagem dele não como lutador, mas sim como pessoa, é uma saída fácil para esses problemas, pois coloca a gimmick do adversário em cheque sem ele se dar conta.

Bruno: É isso suas putas. Eu não queria fazer isso pra vocês, pois eu acho ridículo ensinar uma pessoa a escrever ou ser criativa. Pra mim é algo que depende de cada um e até onde a pessoa quer se puxar pra chegar. Mas na SpitFire o sistema era outro, e era muito melhor, e o Murilo quer implementar isso aqui na UnderWorld para AJUDAR vocês a subirem de NÍVEL, assim como eu e ele conseguimos na SpitFire. Então pau na bunda de vocês que o pau comerá aos domingos. Flws.

- Murilo -

Eu vou pegar nos três e únicos princípios de uma promo COMPLETA e ensinarei meu estilo.

O que uma promo inteira precisa ter para ser considera completa?
  • Gimmick;
  • Feud;
  • Match;
Esses três fatores. O primeiro sendo trabalhar em toda promo um pouco de sua gimmick, para evoluir ela. O segundo é você falar sobre a feud em que está envolvido, atingindo o adversário ou não, deverá falar a sua maneira. E a Match que você irá ter no dia, você está em uma feud mas não lutará com o cara todo santo show. Você tem outros adversários, portanto deve sempre promar nesses três aspectos.

A promo, pode ser qualquer estilo, mas você deve ter em todas elas esses três princípios ai, salvo promos de Construção que não precisa do último fator, pois você não tem uma match, mas tem uma gimmick e uma feud.

Agora falarei sobre o estilo de promo que EU uso.

VIII - Múltiplas Perspectivas

O que eu faço é alternar toda hora o meu método de escrita. Tem promos que são em primeira pessoa, outras em terceira e há promos que faço em segunda pessoa, tendo um narrador que não é o personagem, mas um outro que o acompanha.

Meu foco nas promos sempre são ilimitar a minha gimmick e atacar meu oponente sem ele perceber, ou seja, armadilhas.

Pra fazer isso você tem que "esconder" coisas a respeito do seu personagem, e eu faço isso em uma linha temporal ao longo de um número determinado de promos. Um exemplo é fazer uma história dividida em 5 promos, cada um com um capítulo diferente, uma abordagem diferente e um contexto diferente, porém co-ligado a esta linha temporal de 5 promos. Pois como todo Trash Talk, meu adversário falará sobre a origem medíocre do meu personagem, da alusão e fascínio dele pelo surreal ou pelo fato de meu personagem ser benevolente demais. Independente do que ele fale, ele vai ta fudido, porque ao longo das 5 promos, cada uma tratou um assunto diferente, ok, mas voltados e concentradas na minha gimmick e no meu adversário de feud, sem deixar de mencionar o cara que eu lutaria no dia. E nisso, eu tratei várias coisas sobre o personagem, mas nunca deixei CLARO algumas coisas, pois é nisto que meu oponente falará "inconscientemente" na promo dele, pois ele irá achar que é um "furo" nas minhas promos, mas nunca foi.

Então tenham em mente, quando você trabalha com um planejamento temporal e contextual, é imparável, pois você será imprevisível, perigoso e temido. E isso pesa na hora do oponente promar, sabendo que tem um cara "difícil" de lidar.

  • Recomendável só pra quem tem uma escrita IMPECÁVEL;
  • Saber se planejar e não ser impaciente;
  • Ter em mente o contexto que irá abordar, tendo em mente os seguinte;

Por hoje é só pessoal, foi um guia prático para ajudar vocês a praticarem estes métodos. Todos direcionados para o método de Singles Match no caso, pois é o mais fácil para vocês iniciarem os trabalhos, futuramente estarei trazendo temas de Tag Team e Multi Man. Então não se preocupem com isso, haverá outros guias de como fazer tal coisa.

Espero que tenham gostado!

Agradecimentos:

Ao meu amigo Hiago que mesmo de muito longe ainda me ajuda com esses projetos de Fantasy, uma pessoa que ama o PW como esporte e gosta de participar dos Fakes e Fantasys.

E ao Bruno que ta sempre presente nos meus projetos, seja como promador ou booker, ta sempre do meu lado pra ajudar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário